História

A era da Internet mostra as viagens marítimas do sec. XVIII

Um incrível trabalho de história e de documentação mostra-nos cem anos de viagens pelo mar, da Europa para o Mundo entre 1750 e 1850. Veja o resultado colorido destas travessias marítimas.

As quatro cores (três dominantes e uma - a cinzenta - esporádica) que ilustram este vídeo, que merece ser visto em alta definição, representam a história das viagens navais ao longo de um século, no período áureo da navegação marítima pós-Descobrimentos. Nele, é possível ver para quando iam e para onde iam os europeus.

O responsável por este estudo das viagens marítimas durante cem anos, entre 1750 e 1850, é Ben Schmidt , historiador da universidade de Princeton, através da reunião de dados recolhidos dos registos históricos e de diários de viagens das embarcações, cujas viagens tornam o Oceano Atlântico uma mescla colorida dado ser este o principal ponto de passagem destas nações.

É possível ver na legenda que o vídeo reproduz maioritariamente os trajetos intercontinentais da história naval de Espanha, Holanda e Reino Unido , as potências marítimas de então. Quanto à ausência de Portugal do mapa (provavelmente incluído a cinzento, nos "Outros"), e apesar de Schimdt não fazer referência aos lusos, esta pode ser explicada com a menor atividade marítima neste período já que os nossos antepassados tiveram de lidar com o terramoto em 1755 e consequente reconstrução da capital, assim como travaram batalhas, no início do século XIX, contra os generais de Napoleão que provocou a ida da família real para o Brasil e resultante instabilidade política.

Pelo sim pelo não, podemos sempre atribuir uma quota parte do declínio da frota naval portuguesa durante estes anos aos espanhóis e à influência que a dinastia filipina teve sobre nós até finais do sec. XVII.

TODOS OS DETALHES AQUI