Cabo Verde

CABO VERDE

Hiacemar: Novo barco para transporte turístico inter-ilhas

Hiacemar é o novo barco que irá transportar turistas entre São Vicente, Santo Antão e São Nicolau. O navio recebeu a benção do Bispo Ildo Fortes, dia 14 de Abril, no cais do Porto Grande, numa cerimónia que teve a presença de Humberto Brito, ministro do Turismo, Indústria e Energia.

Foi num estaleiro improvisado na localidade de Ribeira de Vinha, São Vicente, que Graça e seus três irmãos “vestiram” o espírito empreendedor e deram corpo a este sonho. A construção do navio durou 14 meses.

“A aquisição de um barco no mercado internacional seria muito caro. Então optamos pela importação dos equipamentos dos EUA, Espanha e Portugal. Para construir o Hiacemar tivemos que improvisar um estaleiro na Ribeira de Vinha, e como as condições técnicas não eram as melhores muitas vezes recorremos à empresas especializadas na ilha”, disse o capitão Manuel Graça, durante a cerimónia de bênção do navio.

Augusto Neves, presidente da Câmara Municipal de São Vicente que também esteve presente na cerimónia, regozijou-se com a capacidade empreendedora desses irmãos. “A inauguração e bênção deste barco demonstra que Mindelo é uma cidade voltada para o mar, e é a partir dele que devemos projectar o desenvolvimento da nossa ilha turística. Quero parabenizar o comandante e a família por esses anos de imaginação e de sacrifício, porque hoje temos um navio para garantir o transporte turístico em São Vicente ”, declarou Neves.

Esta é uma iniciativa que vai beneficiar a economia nacional, considera Humberto Brito, ministro do Turismo, Indústria e Energia. "Este é um exemplo de empreendedorismo a ser seguido. Mostra a capacidade nacional para produzir embarcações de qualidade que possam servir a economia nacional e promover o crescimento de Cabo Verde no seu todo”, disse Brito, que também apelou aos agentes da área a desenvolverem iniciativas para promover a circulação turística inter-ilhas.

O Hiacemar tem 17 metros de comprimento e quatro metros de boca. Percorre 20 milhas náuticas por hora e tem capacidade para transportar 50 passageiros.

fonte