Angola

ANGOLA

Governo implementa programa de recuperação de embarcações

O Ministério da Agricultura e Pescas implementa desde o final de 2011 um programa de recuperação de todas as embarcações que se encontram paralisadas ao longo da costa das províncias de Luanda e do Bengo, informa o director do Instituto de Pesca Artesanal (IPA), Nkosi Luyeye.

Em declarações à Angop, explicou que se trata de um projecto piloto que vai dar a possibilidade de ver se dá para investir na recuperação ou comprar novas embarcações.

“Se o resultado for positivo, o projecto será estendido às demais províncias”, prometeu.

Referiu que o pagamento de recuperação dos barcos está a cargo do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento da Pesca (FADEPA) e que depois de recuperadas as embarcações serão comercializadas a outros e não aos que as abandonaram.

Esclareceu que o programa em curso foi estabelecido pelo Executivo angolano, no final do ano transacto, com o objectivo de recuperar todos os barcos que apresentam deficiência.

As primeiras 25 embarcações, de um lote de 100, foram distribuídas pela primeira vez em Angola aos pescadores, em 2007, 32 anos depois de independência nacional.

O programa de entrega destes primeiros barcos no país iniciou-se em 2006 e conheceu o seu ponto mais alto em 2007, com a distribuição de quatrocentas canoas não motorizadas, 300 motores fora de bordo, igual número de motores interiores e 100 embarcações, bem como a injecção de várias toneladas de equipamentos e artes de
pesca.

Ao elaborar esta estratégia, o Governo teve como principal preocupação o combate à fome, a redução da pobreza e consequentemente o melhoramento das condições de vida dos pescadores e das comunidades que habitam nas zonas costeiras.

fonte