Portugal

Porto de Lisboa recebe Delegação do Porto de Luanda

Uma Delegação do Porto de Luanda, liderada pelo Presidente do Conselho de Administração, Francisco Venâncio, visitou na quarta-feira o Porto de Lisboa. A representação angolana foi recebida na torre VTS pelo Conselho de Administração do Porto de Lisboa, que deu a conhecer a multifuncionalidade, organização e contextualização nacional e ibérica do porto de Lisboa, apresentando em seguida os serviços da Direcção de Segurança ali instalados.

Os visitantes demonstraram especial interesse pela nova plataforma informática DS-PLAN que suporta todo o planeamento e acostagem de navios no Porto de Lisboa, importante ferramenta para a gestão de 19 Km de cais, com mais de 55 pontos de acostagens e cerca de 7 mil manobras anuais.

A Delegação angolana visitou ainda o novo cais de Santa Apolónia, que dispõe de cerca de 1500 metros de cais acostável, local onde nascerá a futura gare do Terminal de Cruzeiros de Lisboa. Neste local, para além do contacto com as infra estruturas ali existentes, foi feita uma abordagem pormenorizada sobre o crescimento notável que a actividade de cruzeiros tem tido no Porto de Lisboa.

A visita terminou com a deslocação ao TMB – Terminal Multiusos do Beato, que opera carga fracionada, sobretudo alumínios e bobines de papel, dispondo ainda de armazéns frigoríficos para a receção de frutas.

Este encontro proporcionou a todos os intervenientes uma profícua troca de experiências ao nível da gestão destes dois importantes portos lusófonos.