Cabo Verde

CABO VERDE

Sara Lopes Ministra das Infra-estruturas e Economia Marítima

O primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, anunciou ontem, dia 3 de Abril, uma "ligeira" remodelação governamental, que se traduziu nas mudanças dos titulares dos Ministérios da Infraestruturas e Economia Marítima, e do Ambiente, Habitação e Ordenamento do Território, apurou a PANA na cidade da Praia de fonte oficial.

Esta mexida no elenco governativo, constituído na sequência da terceira vitória consecutiva do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), em fevereiro de 2011, já era esperada desde que o anterior ministro das Infraestruturas e da Economia Marítima, José Maria Veiga, anunciou que ia deixar o executivo para se candidatar à Câmara Municipal de Santa Catarina, nas eleições autárquicas a decorrerem entre 17 de maio e 17 de julho próximos.

Ontem, o chefe do Governo anunciou em conferência de imprensa ter decidido substituir José Maria Veiga por Sara Lopes, até agora titular da pasta do Ambiente, Habitação e Ordenamento do Território.

Por sua vez, o do Ambiente, Habitação e Ordenamento do Território passa a ser dirigido por Antero Veiga, ex-diretor de Gabinete do ex-presidente Pedro Pires (2011/11) e antigo quadro superior da Administração Pública.

Para o Primeiro-ministro cabo-verdiano, esta pequena mudança no elenco governamental “vai reforçar a coesão interna do Governo no cumprimento da Agenda de Transformação em curso", devido às qualidades dos novos titulares dos cargos governamentais.

O primeiro-ministro cabo-verdiano anunciou também a escolha do até agora presidente do Conselho da Administração da Empresa Nacional da Administração do Portos (ENAPOR), Franklin Spencer, para coordenador do Cluster do Mar, um projecto considerado estratégico para o desenvolvimento de Cabo Verde, orçado em 300 milhões de euros.

Franklim Spencer deverá ser empossado no novo cargo assim que possível, era dos nomes mais ventilados para substituir José Maria Veiga no cargo de ministro das Infraestruturas e da Economia Marítima.

Na sua última edição da semana passa, o jornal A Semana anunciou que o atual presidente do Conselho de Administração da ENAPOR declinou o convite do chefe do Governo por alegadas razões de “saúde” que, no entanto, não especificou.

A remodelação governamental hoje anunciada é a segunda no executivo desde a tomada de posse do terceiro governo maioritário consecutivo de José Maria Neves, empossado a 21 de março de 2011, após a saída de Felisberto Vieira, em agosto do mesmo ano.

fonte

Artigos relacionados