Cabo Verde

LANÇAMENTO HOJE, NO RIO DE JANEIRO

Cabo Verde é alvo do projecto «Pesca Artesanal em Rede Atlântica de Empoderamento»

Cabo Verde vai ser alvo do projecto “Pesca Artesanal em Rede Atlântica de Empoderamento” a ser apresentado num seminário sobre gestão sustentável de ecossistemas aquáticos a decorrer hoje, dia 23 de Março, no Rio de Janeiro (Brasil).

Segundo um comunicado da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), trata-se de um projecto que tem como finalidade propiciar a auto-governança e participação política do sector da pesca artesanal.

O objectivo, refere a UCCLA, é desenvolver um programa de capacitação e gestão compartilhada e em rede, com as organizações de base da pesca artesanal e os municípios capitais em Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.

O projecto, que irá reforçar a segurança alimentar e nutricional, será apresentado no painel “Gestão sustentável de ecossistemas aquáticos”, sobre o tema “Gestão sustentável de ecossistemas aquáticos: uma ferramenta interactiva para o ecodesenvolvimento”.

No seminário serão apresentados diversos painéis, entre eles o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente/ONU de preparação para o Rio + 20: “Investimentos com PIB mundial em água e pesca rumo à economia de baixo carbono”.

O projecto da pesca artesanal em rede atlântica de empoderamento (autonomia e capacidade) tem como parceiros a Câmara Municipal da Praia, a Associação para a Defesa do Ambiente e Desenvolvimento (ADAD), Mar Ambiente e Pesca Artesanal (MARAPA), Federal do Rio de Janeiro/COPPE entre vários outros.

fonte