Brasil

Sete empresas encontram indícios de petróleo no Brasil em 2012

Sete petroleiras comunicaram à ANP (Agência Nacional de Petróleo) a descoberta de indícios de hidrocarbonetos no Brasil neste início de 2012.

Petrobras, Shell, Repsol, OGX , Galp, Anadarko e Sonangol disseram ter encontrado petróleo e/ou gás em 12 poços, localizados tanto em terra quanto no mar.

A maior parte das descobertas foram feitas no mar, nas bacias de Campos e Santos, onde se localizam as maiores reservas do país. Mas também foram constatadas evidências em terra, na bacia Potiguar (RN) e em Jandaia, Carmópolis e Fazenda São Jorge, todas pela Petrobras.

A maioria destas descobertas não foi oficialmente anunciada pelas empresas por se tratar apenas de indícios, uma fase inicial do processo que pode, eventualmente, chegar à declaração de comercialidade. Por este mesmo motivo as empresas se recusaram a comentar as descobertas.

Mas as companhias são obrigadas a comunicar à agência reguladora estas informações. Há poucos dias, tanto a Shell como a Petrobras e a OGX comunicaram oficialmente ao mercado a descoberta de poços com indícios de petróleo e/ou gás.

A Shell informou evidências de óleo no bloco BM-S-54, na bacia de Santos, que fica a aproximadamente 200 Km da costa do Rio de Janeiro. Em comunicado, a companhia afirmou que deve concluir as operações nas próximas semanas e irá avaliar os resultados para determinar o potencial das atividades futuras.

A Shell é operadora da concessão, com 80% de participação --a francesa Total possui os 20% restantes.

A OGX, petrolífera do empresário Eike Batista, informou ter encontrado hidrocarbonetos no poço pioneiro OGX-63 em águas rasas da Bacia de Santos. A empresa não especificou se tratava-se de gás ou óleo. O poço fica no bloco BM-S-57, em que a companhia tem 100% de participação.

Já a Petrobras anunciou oficialmente há três semanas a descoberta de óleo leve no campo de Golfinho, no poço chamado preliminarmente de Tabuatá. Mas além desta descoberta, a estatal informou à ANP que encontrou evidências de hidrocarbonetos em outros cinco poços em terra e mar no mês de janeiro.

A Anadarko Petroleum, companhia que está vendendo seus ativos no Brasil, encontrou evidências de petróleo em Itaúna, no bloco C-M-202, na bacia de Campos, segundo a ANP.

A angolana Sonangol Starfish também anunciou a descoberta de petróleo no pré-sal da bacia de Campos, no bloco C-M-622, no litoral do Brasil, em um poço denominado Gaivota.

fonte