Angola

ANGOLA

Porto do Lobito manuseia mais de dois milhões de carga diversa

O Porto Comercial do Lobito manuseou de Janeiro a 24 de Dezembro corrente mais de dois milhões e setecentas mil toneladas, contra dois milhões e trezentos mil em 2010, informou o presidente do conselho de administração daquela empresa pública, Anapaz de Jesus Neto.

De acordo com o responsável, que falava na cerimónia de comprimentos de fim de ano, no período em referência foram manuseados igualmente 87 mil e 538 contentores, mais nove mil e 638 registados em 2010.

O porto, de acordo com o gestor, registou atracagem de 699 navios, menos um navio em relação a 2010. E no mesmo período foram descarregados mil e 264 viaturas, menos quatro mil e 751 descarregadas em 2010.

A dinâmica e empenho dos trabalhadores, de acordo com Anapaz de Jesus Neto, permitiram que cada navio que atracasse permanecesse dois dias nas instalações portuárias.

O presidente do conselho de administração do Porto do Lobito fez saber que o ano prestes a terminar permitiu dar um avanço nos projectos de construção do porto seco, terminal para a descarga e carga.

A ampliação da ponte cais e a pavimentação do recinto portuário é, de acordo a fonte, outro trabalho desenvolvido ao longo de 2011.

Garantiu que vários projectos como a pavimentação do recinto portuário e a construção do porto seco podem estar concluídos em Setembro de 2012.

No Porto do Lobito, de acordo com o gestor, estão em curso projectos orçados em mais de um bilião e 195 milhões de dólares norte-americanos.

Em termos de recursos humanos, Anapaz de Jesus Neto informou que a sua direcção continua a apostar na política de renovação da força de trabalho tendo formado, em 2011, 285 novos trabalhadores.

Acredita que os novos equipamentos, associados à formação permanente dos trabalhadores, tornará mais eficaz e célere a actividade portuária e corresponder os futuros desafios.

fonte