Guiné-Bissau

Doze empresários portugueses em missão no mercado guineense

Um grupo de doze empresários portugueses de diferentes ramos de actividades chegou a Guiné-Bissau na última madrugada, para durante toda a semana realizar contactos com as autoridades e os empresários locais sobre as potencialidades de negócios naquele país.

A convite da Câmara do Comércio, Industria, Agricultura e Serviços da Guiné-Bissau, os empresários portugueses vão participar numa série de actividades de prospecção e também num seminário sobre as oportunidades de negócios e investimentos na Guiné-Bissau.

Os sectores das pescas, energias renováveis, a agricultura, o turismo e a realização de eventos, serão as áreas de interesse que as autoridades guineenses vão indicar aos empresários lusos, disse à Agencia Lusa, Concó Turé, da Câmara do Comercio da Guiné-Bissau.

Os empresários realizarão visitas à zona industrial de Bra (arredores de Bissau), onde se situa o ainda incipiente parque industrial do país, terão encontros de trabalho com os potenciais parceiros guineenses e ainda terão reuniões com vários membros do Governo de Bissau.

De acordo com os organizadores da semana do empresário guineense, o ponto alto será o seminário onde o representante da União Europeia em Bissau, Joaquin Gonzalez Duacy, vai proferir uma comunicação sobre o tema "apresentação do novo projeto a favor das energias renováveis na Guiné-Bissau".

A Câmara do Comercio guineense pretende aproveitar a vinda dos empresários portugueses para lhes falar das potencialidades da Guiné-Bissau em matéria de negócio e investimentos tendo em conta o facto de o país ser membro das organizações regionais como a UEMOA (União Económica e Monetária da África Ocidental) e CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental).

No âmbito das duas organizações africanas a Câmara do Comércio guineense entende que o mercado potencial da Guiné-Bissau deve ser visto como tendo mais de 400 milhões de pessoas.

fonte