Cabo Verde

CABO VERDE

Frescomar pode absorver mais de 5500 toneladas de pescado em 2012

O Governo  de Cabo Verde iniciou as conversações com a Frescomar para absorção suplementar, em 2012, de mais de cinco mil e 500 toneladas de pescado capturadas no mercado interno.

Segundo uma nota divulgada à imprensa, a empresa de transformação de pescado pode absorver até duas mil toneladas de gaiados, duas mil toneladas de melvas e mil e 500 toneladas de cavalas, capturadas por amadores nacionais.
A grande novidade, refere o documento, reside no facto de a Frescomar passar a absorver o gaiado, razão pela qual a empresa ter comprado, grande parte desta espécie para a sua nova linha de processamento.

"Ficou assente o delineamento de esforços conjuntos para a elaboração de memorandos tripartidos, entre a Frescomar, o sector das pescas e as diferentes associações espalhadas pelas ilhas", acrescenta a nota.

Este projecto visa ainda definir as condições indicativas em que irá fazer o fornecimento de pescado, por parte de todos os interessados à Frescomar.

Os responsáveis acreditam que com este projecto estarão criadas as condições para que o excedente de pescado, seja residual, tendo em conta, as quantidades actualmente capturadas, e que sejam mitigados, em simultâneo, os constrangimentos advenientes da inexistência da plataforma de frio, que vai ser construída em breve.

fonte