Moçambique

Moçambique encaixa 27 milhões com exportação de algodão para a Ásia

Moçambique vai exportar para o continente asiático 36 mil toneladas de algodão durante este ano, afirmou o director-adjunto do Instituto de Algodão moçambicano, Paposseco Gabriel.

De acordo com informações avançadas pelo responsável durante uma reunião anual do sector, que teve lugar na cidade da Beira, província de Sofala, centro de Moçambique, o país deverá encaixar com estas exportações 36 milhões de dólares (cerca de 27 milhões de euros).

Tailândia, Singapura, Bangladesh, China e Índia são os países asiáticos que encabeçam a lista de importadores de algodão moçambicano, que é produzido nas províncias de Sofala, Niassa, Tete, Cabo Delgado e Nampula.

O sector algodoeiro é responsável pela subsistência de cerca de duzentas mil famílias moçambicanas e ocupa uma área de cultivo de 135 mil hectares no país.

Decorre o processo final da campanha de algodão, e estarão a ser descaroçadas cerca de setenta mil toneladas de matéria-prima, segundo Paposseco Gabriel.

O potencial produtivo de algodão em Moçambique está estimado entre 400 e 500 mil toneladas anuais. No entanto, a produção actual não ultrapassa as 90 mil toneladas.

fonte