Notícias

Transportes do continente africano com custos elevados

O sector dos Transportes em África tem os custos mais elevados do mundo, afirmou em Luanda o director de Energia e Infra-estruturas do União Africana (UA), Aboubakari Baba-Moussa.

Entrevistado pela Angop e Rádio Nacional de Angola, no âmbito da Reunião de Ministros Africanos dos Transportes, Baba-Moussa apontou a inexistência de inter-conexão via terrestre entre as capitais do continente, a falta de conexão dos caminhos de ferro entre os países e o facto de menos de 20 porcento da população ter acesso à energia, como sendo uma das realidades do continente.

Sublinhou que o continente dispõe de 72 mil quilómetros de estradas transafricanas.

Por esta razão, frisou que o investimento nas infra-estruturas de transportes no continente é importante, pois para a construção de uma boa estrada, em alguns países, serem necessários 100 mil dólares.

No domínio portuário, referiu que as capacidades dos portos africanos são muito débeis, pois muitos não podem receber navios de grande porte.

“África é rica, tem recursos minerais, homens e deve utilizar todos estes meios para modernizar e acelerar o desenvolvimento de infra-estruturas no continente”, observou
Acrescentando que se deve inverter o quadro actual e trabalhar para criação de empregos.

Afirmou que África deve assegurar os investidores africanos e parceiros quando colocam os seus recursos a disposição do continente.

fonte