Brasil

Um chip para medir a temperatura de cargas

A tecnologia é mais uma vez aliada da logística. O Ceitec, de Porto Alegre (Brasil), está a desenvolver um chip com o objectivo de medir e registar a temperatura de cargas e transmitir esses dados por rádio-freqência. A novidade é produto de uma parceria entre a estatal, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e a Novus, fabricante gaúcha de equipamentos para medição, registo e controle de informações.

O dispositivo RFDI (que transmite dados por radio frequência) vai registrar temperaturas de -20ºC a 75ºC e poderá ser usado em alimentos, medicamentos, bolsas de sangue e outros produtos. “Conhecer a temperatura máxima e mínima a que um produto esteve exposto ao longo do tempo em que foi transportado é de grande importância para o usuário final”, avalia Reinaldo de Bernardi, superintendente de Produtos e Negócios da Ceitec.

A criação do novo circuito integrado levará cerca de um ano e meio. Depois do processo de desenvolvimento, o chip será fornecido a Novus, que exporta produtos eletrônicos para mais de 60 países, entre eles Estados Unidos, Alemanha, China, Austrália, Argentina e México.
A expectativa é de que o dispositivo alcance 1milhão de peças vendidas um ano e meio após seu lançamento. Para Aderbal Lima, diretor-presidente da Novus, a ideia é “miniaturizar diversos componentes em um só, com custo menor e qualidade maior, para um produto que poderá ser vendido no mundo inteiro”.

FONTE