História

VIAJANDO PELA HISTÓRIA

Porto de Cabinda | Angola

Ao longo da vasta costa angolana que compreende cerca de 1500 quilómetros, existem vários portos naturais e com calados apreciáveis. Um destes portos é o de Cabinda, cuja história reservou uma originalidade ímpar.

A sua construção data de 1953, embora só em 1962 tenha sido elevado à categoria de porto comercial. Reza a história que as operações portuárias na Região de Cabinda começaram no ano de 1758, com o comércio de mercadorias efectivado através da Marinha Real Inglesa.

É certo que as principais cargas manuseadas no Porto de Cabinda após o ano de 1953 eram, a madeira, coconote, o café, e mineiros para além de atender também a transportação de passageiros.
A importância do Porto de Cabinda tem haver também com a ausência de rodovias e ferrovias que fizesse a interligação e integração da Província de Cabinda com as demais. Daí a transportação ser feita inclusive até hoje apenas de barco e avião.

O coconote que desde os tempos remotos sempre foi produzido a grande escala, servia para manter funcional a fabrica de sabão de Sassa Zaú e grande parte era transportado para Benguela com o mesmo fim. A madeira serviu durante longos anos para a construção de moradias um pouco pelas principais províncias de Angolana e também para as grandes metrópoles. O bago vermelho, uma das riquezas retiradas de Cabinda, mais concretamente dos municípios de Buco-Zaú e Belize, tinha como destino a América, fundamentalmente o Brasil, para onde também foram deportados muitos africanos.

A existência da cidade de Cabinda, cujo nome conscidentemente é o mesmo atribuído ao porto, tem origem segundo alguns historiadores da aglutinação das ultimas sílabas da palavra “Mafuca que nos antigos Reinos de Loango, Cacongo, e Ngoio era uma espécie de intendente geral do comercio e homem de confiança do Rei, que em nome deste ultimo tratava de todas as transacções comerciais. Outra palavra ou nome, que adicionado a sílaba “Ca- “ é o Binda - que era o nome do Mafuca daquela altura . Dai a palavra Cabinda.

E como as grandes concentrações populacionais, nasceram a volta dos grandes empreendimentos e dos locais onde facilmente se concentravam quer mercadorias, e agentes de importação em suma muita gente. o Porto de Cabinda não fugiu a esta regra, não sendo por acaso que, dentre as primeiras grandes construções que existem a décadas de anos, na cidade de Cabinda e mesmo nos outros municípios, o destaque vai para a Igreja católica Santiago de Lândana, nas proximidades da baia por sinal uma das mais antigas do continente berço da humanidade, a igreja Rainha do mundo no município sede, e quatro edifícios construídos pelos Holandeses, num estilo arquitectónico pouco comum em Angola. Ferro e pedra. Para quem conhece esta parcela, estamos a falar do edifício onde actualmente funciona a biblioteca municipal, o edifício onde funciona a Aliance Francesa, o palácio do Governo e também o edifício por detrás da Igreja Evangélica.

FONTE

Artigos relacionados