Timor Leste

TIMOR LESTE

SEFOPE envia 50 timorenses para formação na área marítima

A Secretaria de Estado da Formação Profissional e do Emprego (SEFOPE) de Timor enviou, dia 3 de Outubro, cinquenta timorenses para participarem no curso de formação básica na área marítima. Esta formação tem a duração de um mês e realiza-se, em Jacarta, na Indonésia.

“O investimento na área marítima proporcionará, no futuro, uma grande potência quanto ao desenvolvimento e protecção dos recursos marítimos, principalmente na Costa Sul. Neste momento ainda não há um campo de trabalho de carácter sustentável, mas no futuro a Costa Sul vai precisar um grande número de recursos humanos para responder às exigências do mercado industrial”, sublinhou Bendito Freitas, Secretário de Estado.

De acordo com o Plano Estratégico do Desenvolvimento, a SEFOPE, em colaboração com a Secretaria de Estado de Recursos Naturais (SERN), vai criar uma Escola Politécnica especializada na área marítima, no distrito de Covalima. Assim, se houver um bom aproveitamento desta formação, os que são agora formando vão posteriormente ser formadores no curso com especialidade na área marítima.

Este programa iniciou-se em 2009, com o envio de 10 formandos para um curso na mesma área, fruto de uma parceria entre a SEFOPE, SERN e OIT (Organização Internacional de Trabalho).

FONTE