Fotos

APRESENTAÇÃO DO PORTAL DA APLOP

Reportagem fotográfica disponível na web

Já se encontra disponível, na web, site contendo a reportagem fotográfica da apresentação pública do portal da APLOP, acto que decorreu a abrir o segundo dia de trabalhos do 14.º Congresso da APLOG, e que foi presidido pelo Secretário de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Sérgio Silva Monteiro.
A Associação dos Portos de Portugal (APP) integra o núcleo fundador da APLOP, associação criada a 13 de Maio de 2011.

O site, com 40 fotos, encontra-se disponível aqui.

 Quanto ao portal da APLOP (http://aplop.org), este surge para cumprir duas funções primaciais: dar mais visibilidade à actividade desenvolvida pelas administrações portuárias associadas, potenciando/amplificando os conteúdos dos sites destas; criar um elo de ligação permanente entre os associados, nos períodos entre-congressos ou reuniões magnas da APLOP.

Para uma associação de cariz multinacional, como acontece com a APLOP, a existência de um instrumento deste tipo é de grande utilidade, ajudando a não deixar morrer a chama dos objectivos generosos e ousados que estiveram na origem da sua constituição.

O portal da APLOP, desenvolvido pela Idea-Factory Portugal, encontra-se ainda em versão beta (experimental), fase de testes que estará concluída em inícios de Novembro.

Para além dos menus institucionais, o portal oferece uma diversidade de conteúdos que pretende espelhar o pulsar vigoroso dos portos que operam no espaço lusófono.

Aos menus referentes a cada um dos oito países de língua portuguesa – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, S. Tomé e Príncipe e Timor -, acrescentam-se outros de cariz temático: Biblos, História, Educare, Geo, Museus, Cruzeiros, Fotos, são alguns deles.

Destaque também para um espaço dedicado à opinião e outro aos blogs que tratam da actividade marítimo-portuária.

NO FACEBOOK, TWITTER E YOUTUBE

A entrada da APLOP nas redes sociais é outro aspecto a assinalar. A Associação dos Portos de Língua Portuguesa está já presente no Facebook (http://www.facebook.com/aplop.press) e no Twitter (http://twitter.com/aploppress) , tendo ainda criado um canal no Youtube (http://www.youtube.com/aploppress). A breve trecho surgirão novos espaços, no Slideshare e no Slide.com.

Com um design apelativo, o portal da APLOP apresenta coluna na qual vão alternando vídeos e fotos referentes ao mar e às actividades marítimo-portuárias.
Os utilizadores interessados podem registar-se no novo portal, dispondo da opção de recepção da newsletter electrónica da APLOP.

O período experimental destina-se também a receber sugestões por parte dos cibernautas interessados nesta área, alvitres tendentes à melhoria de algumas das funcionalidades agora oferecidas.
As sugestões devem ser enviadas para aplop.press@gmail.com .

APLOP CONSTITUÍDA A 13 DE MAIO DE 2011

Recorde-se que a APLOP foi constituída a 13 de Maio de 2011, em cerimónia pública que decorreu no Porto de Lisboa.
Tem como objectivos aprofundar as relações de trabalho e de cooperação, incrementar as relações comerciais entre os portos e contribuir para melhorar as relações de transporte e comerciais entre o conjunto de países de língua portuguesa.

APOIO AOS MEDIA

Logótipo APLOP - resolução elevada
http://aplop.org/UserFiles/aplop_core.png

Imagem do portal – Homepage
http://aplop.org/UserFiles/portal-aplop-home-g.jpg

Imagem do portal – Secção “APLOP em Foco”
http://aplop.org/UserFiles/portal-aplop-menu-aplop-em-foco-g.jpg

Reportagem fotográfica integral da cerimónia de constituição da APLOP, a 13.05.2011:
http://www.portosdeportugal.pt/UserFiles/aplop13052011/