Angola

ANGOLA

Porto de Cabinda pronto em Novembro

Por 6034APP

As obras de modernização e ampliação do porto de Cabinda ficarão concluídas até Novembro, quando poderão ali atracar em simultâneo dois navios de grande porte.

A ponte-cais do porto do enclave ficará com 319 metros de comprimento e 12 metros de largura e o porto disporá ainda de instalações de apoio renovadas, com destaque para o parque de contentores pavimentado.

O presidente do Porto de Cabinda, Manuel Nazareth Neto, disse ao “Expansão” angolano que será possível uma produtividade de 20 movimentos de contentores/hora, em cada um dos dois navios que estejam a ser operados em simultâneo. E acrescentou que o porto disporá de capacidade para armazenar entre 4 mil e 5 mil contentores.

Nas actuais condições, o porto de Cabinda apenas pode receber navios de médio porte, que mesmo assim permanecem ancorados ao largo sendo as cargas transportadas para terra por barcaças.

“De futuro, os navios poderão fazer a descarga directa dos contentores sem que seja necessária a intervenção das barcaças”, salientou Manuel Neto, que salientou estarem a ser investidos nestas obras mais de 20 milhões de dólares.

Um dos objectivos deste projecto é, de acordo com aquele gestor, o resgate do tráfego marítimo perdido para o porto de Ponta Negra, na República do Congo, e assim reduzir a dependência dos importadores da província daquele porto vizinho.

FONTE: TRANSPORTES & NEGÓCIOS

PARA SABER MAIS