Brasil

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MUNICÍPIOS PORTUÁRIOS

Propostas para cidades portuárias aprovadas em Belém

Por 5805APP

A ABMP (Associação Brasileira de Municípios Portuários) aprovou propostas referentes ao planeamento logístico e à criação de um fundo de compensação para cidades durante o encontro regional realizado dia 29 em Belém, com a presença de representantes do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Os participantes reafirmaram as posições acertadas no encontro das regiões Sul e Sudeste.

“Se todos os municípios portuários contassem com a infraestrutura necessária, a economia de todo o país seria fortalecida. Por isso, a ABMP busca estreitar o relacionamento entre essas cidades, a fim de unir forças viabilizar projetos junto aos governos federal e estaduais”, afirmou o prefeito de Santos e presidente da associação, João Paulo Tavares Papa.

Na reunião, também foi aprovada a ideia de reativar projetos arquivados no Senado, referentes à criação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento dos Municípios Portuários, os CLIAs – Centros Logísticos e Industriais e Aduaneiros e as ZALs – Zonas de Apoio Logístico e similares.

A realidade paraense foi apresentada pelo prefeito de Belém, Duciomar Costa: “O norte possui grandes rios e portos estratégicos para a economia global. Diversas operações podem ser realizadas através desses rios. É preciso aproveitar todo esse potencial”.

Ele também ressaltou o projeto de lei em tramitação no Congresso que cria um fundo de compensações para os municípios portuários.

O encontro acontece na sede da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), e os participantes também visitaram o porto de Belém. Na ociasão, o prefeito Papa iniciou tratativas junto à CDP (Companhia Docas do Pará) para obter a doação de antigos guindastes, que poderiam servir como peças decorativas no complexo Porto Valongo Santos, a ser implementado no cais histórico.

As conclusões dos encontros regionais serão levadas ao ministro da Secretaria Especial de Portos, Leônidas Cristino, nas próximas semanas. Em agosto, acontecerá 29º Congresso Nacional dos Municípios Portuários, em Itajaí (SC).