Notícias

DE 4 A 7 DE JULHO

1.ª Conferência de Hidrografia da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

A 1ª Conferência de Hidrografia da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vai decorrer de 4 a 7 de julho de 2022, em Lisboa, organizada conjuntamente pelo Instituto Hidrográfico da Marinha Portuguesa e pelo Secretariado Executivo da CPLP.

​​​​​​A sessão solene de abertura contará com as presenças do Secretário Executivo CPLP, Zacarias da Costa, da Ministra da Defesa Nacional de Portugal, Helena Carreiras, do Chefe do Estado-Maior da Armada Portuguesa, Alm Gouveia e Melo, do Representante Permanente de Angola junto da CPLP, Oliveira Encoge, do Diretor-Geral do Instituto Hidrográfico da Marinha Portuguesa, Contra-almirante Simões Marques, do Secretário-geral da Organização Hidrográfica Internacional, Mathias Jonas.

Nesta conferência os países darão a conhecer o ponto de situação nacional relativamente à sua capacidade na área da hidrografia, assim como os desafios sentidos, e serão discutidas propostas de cooperação entre si.

A conferência inclui a participação da Organização Hidrográfica Internacional (OHI), da International Association of Marine Aids to navigations (IALA) e da Escola de Autoridade Marítima, sendo um espaço privilegiado para o estabelecimento de uma rede de cooperação e reforço dos contactos pessoais e institucionais nas áreas de levantamentos hidrográficos, de produção de cartografia náutica e de informação para a segurança da navegação marítima.

A sessão solene de abertura decorre nas instalações da CPLP, no dia 4 de julho, e as apresentações e reuniões multilaterais entre países decorrem nas instalações do Instituto Hidrográfico nos restantes dias.

A realização deste evento tem como objetivo produção de um documento técnico que alinhe uma estratégia de cooperação para o desenvolvimento da hidrografia nos países da CPLP e, como mote, deverá abordar a relevância da Hidrografia para a conservação e exploração sustentável dos oceanos, mares e recursos marinhos, aliando-se, desta forma, à temática da Conferência dos Oceanos a decorrer também em Lisboa. A conferência foi endossada por deliberação da V Reunião de Ministros dos Assuntos do Mar da CPLP, realizada em Luanda, a 26 de maio de 2022.