Notícias

Desempenho financeiro garante ŕ Codeba o primeiro lugar no Prémio + Brasil 2022

A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) colocou a Bahia em destaque na 3ª edição do Prêmio Portos + Brasil, ao vencer a categoria Variação do Lucro Operacional (EBITDA).

"É o reconhecimento de três anos de uma gestão focada no desenvolvimento da atividade portuária da Bahia e do Brasil. Temos priorizado a melhora contínua da qualificação técnica dos nossos colaboradores, a gestão de recursos, investimento em infraestrutura, práticas de ESG e abertura de novos mercados", comemora o diretor-presidente da CODEBA, Carlos Autran Amaral, representado na cerimônia de entrega do prêmio pela diretora Empresarial e de Relação com o Mercado, Ana Paula Calhau.

O EBITDA é um índice contábil que traduz a eficiência financeira de empresas, a partir do desempenho na gestão de investimentos, custos com juros de empréstimos e geração de caixa com a atividade principal.

Um dos exemplos recentes do bom desempenho da Companhia são os números do mês passado. Foi a maior movimentação, em um mês de maio, da história da Codeba. Os Portos Organizados (Salvador, Aratu-Candeias e Ilhéus) movimentaram 1.213.021 ton, um crescimento de 8,40%, em relação ao mesmo período de 2021, quando houve a atividade de 1.119.001 ton.

O Portos + Brasil avaliou, em nove categorias, Portos Públicos e Terminais de Uso Privado (TUPs) de todo o Brasil, durante o exercício de 2021. A CODEBA ficou à frente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (2º lugar) e a Administração dos Portos do Paranaguá e Antonina (3º lugar).

Há três anos, a honraria é concedida pela Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA), ligada ao Ministério da Infraestrutura.