Cabo Verde

Navio que vai instalar cabo submarino EllaLink já está em Cabo Verde

O navio “CS Ile de Sein”, proveniente da Europa, já chegou a Cabo Verde e, nos próximos dias, será instalado o sistema de cabos na praia do Portinho, de forma a fazer a amarração do cabo submarino com o cabo terrestre, e levar este cabo terrestre até à estação da CV Telecom, na em Achada Grande.

O Sistema EllaLink é um cabo submarino de fibra ótica de última geração, projetado para atender à demanda de tráfego entre a Europa e a América Latina, com possibilidade de inclusão do tráfego da região da CEDEAO, a partir de Cabo Verde. A sua instalação configura um “momento histórico” para as telecomunicações de Cabo Verde, e marca mais um passo importante no desenvolvimento das comunicações eletrónicas, posicionando Cabo Verde como um dos líderes na transformação digital da sua região.

O projeto, orçamentado em 30 milhões de dólares, é financiado pelo Banco Europeu de Investimento (BEI), no montante de 25 milhões de dólares, com o aval do Governo de Cabo Verde.

O ato oficial que assinalou o arranque das obras aconteceu a 12 de agosto de 2020, em Achada Grande Frente, cidade da Praia. O anúncio da instalação dos cabos em Cabo Verde, um projeto do qual a CV Telecom faz parte, foi feito, pela primeira vez, em janeiro de 2019. O cabo liga os centros de dados de Madrid, Lisboa, Marseille, Fortaleza e São Paulo, e irá fornecer conetividade submarina expressa e oferecer ainda o primeiro par de fibras direta entre os dois continentes.

Na altura, a CV Telecom sublinhou que Cabo Verde goza de uma posição geopolítica única no Atlântico, equidistante entre a Europa e a América Latina e perto da Costa Africana, com um compromisso estável e sólido de ordem e democracia, o que faz com que seja o hub ideal para interligar esses territórios.

Com esta nova conetividade, o país terá maior diversidade e resiliência dentro da infraestrutura de telecomunicações, bem como acesso à capacidade que contribuirá para a rápida evolução do crescimento da Internet e dados 5G na região.


AICEP