Moçambique

Ilha de Moçambique aprova projecto «Solução Participada para Plásticos Marítimos»

A ilha de Moçambique, através da cooperação portuguesa, acaba de aprovar recentemente o projecto “Solução Participada para Plásticos Marítimos”, que será implementado de 2021 a 2023 na Ilha, cidade membro da UCCLA.

Apresentado a concurso pela URB-África e UCCLA, o projeto contou com a cooperação e parceria solidária da Associação de Pequenos Empresários de hotelaria e turismo (APETUR) da Ilha de Moçambique, CAIRIM da Universidade Eduardo Mondlane, Conselho Autárquico da Ilha de Moçambique, Ensaios e Diálogos Associação, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - UniLúrio e OIKOS - Cooperação e Desenvolvimento.

Segundo uma divulgação da UCCLA, envolve e interliga responsabilidades, esforços e capacidades criativas, críticas e educativas, numa ação plural sustentável de múltiplos parceiros e atores - sociedade civil, governação local, setor académico e educativo, sector privado e público em geral.

O projeto, no setor do ambiente, crescimento verde e energia, é uma resposta participativa ao desenvolvimento social, cultural e económico da população da Ilha de Moçambique, através da sua participação na valorização do ecossistema marinho, cuja preservação dependem as principais atividades económicas locais.

Tem como objetivo proteger e valorizar o ecossistema marinho da Ilha de Moçambique com a participação da população na resposta ao problema dos plásticos marítimos, com início previsto para o dia 01 de Fevereiro de 2021, com um prazo de execução de 24 meses, e um financiamento total de 203 811,00 €.

fonte