Brasil

BRASIL

Porto de Antonina prevê crescimento de 50% em 2021

O Porto de Antonina, localizado no Litoral do Paraná, prevê um crescimento de 50% na movimentação de cargas em 2021, especialmente com o farelo de soja não transgénico, fertilizantes e novos produtos como madeira, cavaco, grãos orgânicos e cargas de projeto.

A expectativa deve-se ao cenário favorável que inclui o dólar elevado, o preço das commodities em alta e a procura crescente por alimentos em todo o mundo.

Em 2020, os Terminais Portuários da Ponta do Félix (TPPF), empresa responsável pela concessão do Porto de Antonina, movimentou quase um milhão de toneladas, mesmo em um ano atípico de pandemia. O total, de 950.626 toneladas de produtos movimentados em 2020 - entre granel, fertilizante, farelo de soja, cargas geral e açúcar - representa um acréscimo de 5% se comparado ao ano de 2019, quando a movimentação atingiu a marca de 908 mil toneladas.

O diretor-presidente do TPPF, Gilberto Birkhan, explica que a conjuntura econômica para 2021 é favorável ao agronegócio brasileiro, bem como o avanço nos investimentos em melhorias da estrutura marítima. Para ele, o desafio para o próximo ano está em atingir a meta de crescimento - consolidando o Porto de Antonina no cenário nacional - bem como manter as atuais condições de trabalho com segurança.

mais detalhes