Moçambique

Moçambique e Malawi acordam dinamizar transporte de carga

A cooperação bilateral entre Moçambique e Malawi vai ser cada vez mais reforçada no transporte de mercadorias, através dos Portos da Beira e Nacala, sobretudo no escoamento de 255 mil toneladas de fertilizante.

O entendimento foi alcançado depois de prolongadas negociações, na Beira, pelas delegações dos dois países chefiadas pelos respectivos Ministros dos Transportes.

Mandatados pelos Presidentes das Republicas de Moçambique, Filipe Nyusi, e de Malawi, Lázarus Chakwera, tal enquadra-se na implementação dos compromissos assumidos, recentemente, na vila do Songo, em Tete, entre àqueles dois Chefes de Estados amigos.

O acto, que marcou o fim de uma missão malawiana que desde quarta-feira escalou Portos de Nacala e Beira, as duas equipas técnicas trabalharam com os gestores e demais prestadores de serviços ferro-portuários daqueles corredores para identificar desafios que registam aqueles países na logística para as importações.

Janfar Abdulai, Ministro dos Transportes e Comunicações de Moçambique, apontou que do trabalho realizado, houve cometimento mutuo de continuar a trabalhar para a melhoria da qualidade dos serviços de logística prestados por nosso país nos Corredores da Beira e Nacala.

mais detalhes