Brasil

BRASIL

Codeba dá início à implantação do Sistema Electrónico de Informação

A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) deu início aos testes do Sistema Eletrônico de Informação – SEI Multiórgãos, nova plataforma digital do Ministério da Infraestrutura (Minfra)

O setor de tecnologia da companhia está finalizando o cadastramento de usuários, que já poderão acessar o sistema, com o objetivo de conhecer e explorar a nova ferramenta. Na fase dos testes, será possível verificar a hierarquia das unidades; conferir se as assinaturas de cada unidade estão corretas; além de criar processos e verificar os assuntos, estruturas e tipos de documentos disponibilizados.

A implementação do SEI começou em abril pelo Minfra. A incorporação da ferramenta está sendo feita de forma gradual, seguindo uma extensa programação. O cronograma dividiu as empresas vinculadas ao Minfra em cinco grupos. A Codeba faz parte do escalonamento do Grupo 3, cuja implantação acontece entre os meses de agosto e setembro.

Com o Sistema Eletrônico de Informação, as empresas vinculadas poderão compartilhar uma base de dados única. Assim, será possível para a Codeba consultar, assinar e tramitar documentos eletrônicos internamente e entre o ministério e as demais entidades cadastradas no novo sistema digital, modernizando os atuais procedimentos.

A adesão ao SEI traz outros benefícios, como a redução de custos financeiros e operacionais — já que interfere nos gastos com papel, impressão e transporte — além de proporcionar maior transparência e agilidade nos trâmites processuais.

Por meio do SEI Multiórgãos, a tramitação dos processos acontece de forma direta, imediata e segura. A ferramenta permite o compartilhamento dos processos na íntegra, sem a necessidade de outros mecanismos de envio ou entrega, resultando em mais segurança no registro das informações.

Fonte: Codeba