Moçambique

ALP Maritime Services contratada para rebocar para Moçambique plataforma flutuante Coral Sul FLNG

A ALP Maritime Services foi contratada pela TIJV, uma parceria entre a TechnipFMC e a JGC, para fornecer cinco navios para o projecto Coral Sul, no bloco Área 4 da bacia do Rovuma, norte de Moçambique, informou a empresa.

O contrato assinado envolve a operação de reboque desde a Coreia do Sul até àquela zona marítima de Moçambique da plataforma flutuantes Coral Sul FLNG, que tem 432 metros de comprimento e 66 de largura.

Esta operação de reboque será executada por três navios de 300 toneladas da classe Bollard Pull ALP Future, adianta o comunicado divulgado pela empresa.

Os três navios ALP Future reunir-se-ão a com dois outros navios da frota da empresa, estes da classe ALP 19 000 BHP, uma vez chegados ao local de ancoragem da plataforma.

Dois dos cinco navios envolvidos nesta operação manter-se-ão no local, a fim de continuar a prestar serviços de apoio à operação da Coral Sul FLNG.

A ALP Maritime Services é uma empresa especializada no reboque, colocação no mar e ancoragem de plataformas flutuantes, dispondo de uma frota de 10 navios.

O bloco Área 4 tem como participantes a Mozambique Rovuma Ventures, uma parceria detida pelos grupos ExxonMobil, ENI e China National Petroleum Corporation, que em conjunto controlam 70%, estando os restantes 30% divididos em partes iguais entre o grupo português Galp Energia, sul-coreano Kogas e a estatal moçambicana Empresa Nacional de Hidrocarbonetos. (Macauhub)