Pescas

ANGOLA

Chamume ganha pescaria com capacidade de captura de 140 toneladas/dia

Uma pescaria, denominada "Victória Oriental", com capacidade de captura e processamento de 140 toneladas de pescado/dia, foi inaugurada na comuna do Chamume, município da Baía-Farta, província de Benguela, pela ministra das Pescas e do Mar, Maria Antonieta Baptista.

A pescaria, construída numa área de 4.500 metros quadrados, possui duas embarcações de pesca com capacidade de capturar 70 toneladas diárias cada, bem como áreas de processamento e congelação de peixe.

Na ocasião, a ministra enalteceu o investimento que gerou 500 novos empregos directos a cidadãos nacionais da localidade do Chamume.

Maria Antonieta Baptista referiu que o executivo está disponível para apoiar iniciativas que garantam a sustentabilidade do sector piscatório e sejam uma mais-valia para a população e economia nacional.

Por seu lado, a representante do grupo “Oriental” (proprietário da pescadria), Sónia Leon, disse que o empreendimento, para além da actividade pesqueira, vai igualmente ajudar a comunidade local no âmbito da sua responsabilidade social.

Com efeito, o referido grupo procedeu, ainda nesta segunda-feira, a entrega de 100 (cem) carteiras escolares, duzentas mochilas, 590 cadernos, bolas para prática de futebol e basquetebol, à escola primária do Chamume.

Durante a sua jornada de trabalho no município piscatório da Baía-Farta, Maria Antonieta Baptista visitou a Escola de Formação Técnico-profissional básica de Pesca e as salineiras do Chamume e Calombolo.

fonte