MACAU - CHINA

NESTE PRIMEIRO TRIMESTRE

Coronavírus pode provocar rombo de 6 milhões de TEU nos portos chineses

Os volumes de carga contentorizada nos portos chineses poderão sofrer um impacto negativo de cerca de seis milhões de TEU no primeiro trimestre do presente ano, tudo devido à ameaça – cada vez mais global – do coronavírus. Recorde-se que os portos chineses permanecem abertos ao comércio, com excepção dos de Wuhan (foco do surto), que movimentaram 1,7 milhão de TEU em 2019.

Quem o diz é a consultora Alphaliner: os receios cada vez maiores de uma epidemia generalizada podem afectar duramente a movimentação de carga contentorizada, a reboque de uma constrição nos volumes movimentados devido à disseminação do vírus.

Explica a Alphaliner que uma combinação dos feriados prolongados do Ano Novo Lunar, numa tentativa de retardar a propagação do coronavírus, aliada às chamadas blank sailings (cancelamentos ou adiamentos de escalas) por parte das transportadoras marítimas de contentores, poderá mesmo resultar numa queda estimada de 6 milhões de TEU nos volumes dos portos chineses, incluindo Hong Kong.

«O impacto total do surto de coronavírus chinês nos volumes de contentores não será totalmente mensurável até à altura em que os portos anunciarem seus números de produtividade no primeiro trimestre, mas os dados recolhidos nas chamadas semanais de navios porta-contentores nos principais portos chineses mostram já uma redução de mais de 20% desde 20 Janeiro», adianta a Alphaliner no seu mais recente relatório semanal.

fonte