Moçambique

MOÇAMBIQUE

Segurança ferroviária melhora no Corredor de Nacala

As acções realizadas pela empresa Corredor de Desenvolvimento do Norte (CDN) estão a contribuir significativamente para a melhoria da segurança ferroviária e a redução de acidentes ferroviários no Corredor de Nacala.
Destacam-se, entre estas acções, campanhas ferroviárias ao longo do corredor, bem como nas escolas de condução, como forma de munir os candidatos a automobilistas de conhecimentos sobre as regras de trânsito na travessia em passagens de nível.

Para o efeito, foram contratados mais de 151 monitores sociais que trabalham na sensibilização da população sobre a adopção de comportamentos seguros perante a linha férrea, para evitar incidentes e acidentes ferroviários.
Como resultado dessas acções, de Janeiro a esta parte a CDN registou apenas dois acidentes ferroviários, ocorridos em Janeiro e Outubro, mas sem vítimas mortais, contra cinco ocorridos no ano anterior.

“Apesar da redução do número de acidentes, ainda estamos a investir muito na segurança ferroviária. Vamos continuar a passar mensagens aos utentes de comboio e à comunidade em geral sobre os principais cuidados a ter com o comboio e ao atravessar a linha férrea, mas gostaríamos também de apelar à população para que nos ajude a disseminar as mensagens de segurança ferroviária”, disse Tomás Macovela, responsável pelas Relações com Comunidades na CDN, citado pela AIM.

As acções de investimento social, sobretudo em campanhas ferroviárias, reflectem os valores da empresa, nomeadamente: o valor à vida e cuidar do meio ambiente e das comunidades.

De Janeiro até Setembro a CDN realizou 160 campanhas ferroviárias das 180 planificadas para o corrente ano, abrangendo mais de 72 mil pessoas.

A CDN é uma sociedade anónima constituída e registada em Moçambique, cujo objectivo é a gestão, reabilitação e exploração comercial de forma integrada das infra-estruturas do Porto de Nacala e da rede ferroviária do norte de Moçambique.

fonte