Cabo Verde

Portos de Cabo Verde apostam na renovação dos laços Porto-Cidade

A ENAPOR prepara a actualização dos planos de reordenamento terrestre dos Portos nacionais com mais necessidades. A relação porto−cidade centra-se, de modo geral, fundamentalmente na zona urbana−portuária, ou seja, na zona de interface entre o porto e a cidade onde os portos estão localizados.

Tal relação baseia-se, sobretudo, em vínculos funcionais e espaciais, ou seja, na relação existente entre o porto e a cidade em razão de atividades industriais, comerciais, de transportes e da proximidade espacial entre eles.

As cidades e os portos devem competir pelo mesmo espaço, mas com implicações positivas sobre o crescimento e o desenvolvimento de ambos. O alargamento e a expansão da cadeia produtiva exigem às cidades portuárias soluções sobre diversas questões de âmbito socioeconómicas e ambientais, antes tratadas isoladamente ou até desconsideradas. A globalização e a intermodalidade obrigam a uma reconversão urbana estreita e melhor integração porto-cidade.

É preciso gerar relações de cumplicidade com as cidades que abrigam os nossos portos, pois há interesses comuns e complementares nas suas diferentes funções para constituir lugares de intercâmbio, de valorização e de produção abertas ao turismo, negócios, actividades de conhecimento, de informação e eventos socioculturais.

Pretende-se gerar um conceito positivo de interface porto−cidade, onde as interações se possam dar de forma partilhada, amigável e harmoniosa.