Angola

PORTO AMBOIM, ANGOLA

Privados investem 50 milhões de dólares em porto de pesca

A construção de um porto de pesca e infra-estruturas de apoio em terra no município do Porto Amboim, província do Cuanza Sul, uma iniciativa de capitais privados, exigiu pelo menos 50 milhões de dólares, informa o presidente da respectiva sociedade gestora.

Cardoso Pereira disse à agência noticiosa Angop que a construção teve início em 2014 e conta com uma zona de atracação para quatro traineiras em simultâneo, dispondo ainda de quatro câmaras de frio de cinco toneladas de capacidade cada.

Aquele gestor disse ainda que a sociedade detém 15 embarcações de pesca mas, devido à falta de licenças para operar, contratou empresas certificadas pelo governo de Angola para a captura do pescado ao longo da zona costeira.

Informou, por outro lado, estarem a ser construídas na China 50 novas embarcações, com uma capacidade de 120 toneladas cada, 20 das quais já estão prontas, faltando apenas uma vistoria do Ministério angolano das Pescas e do Mar para que as mesmas cheguem ao país e iniciem a captura do pescado.

O projecto tem várias fases, sendo a construção do porto de pesca e infra-estruturas de apoio em terra a primeira, envolvendo a segunda a construção de um Centro Regional de Fiscalização Pesqueira e uma Escola Média de Pesca com uma capacidade para 150 estudantes e a terceira a modernização do sistema de distribuição no Cuanza Sul e mais tarde em outras províncias com a construção de entrepostos.

Um projecto semelhante foi executado em 1987 pela estatal Empresa Nacional de Pesca Industrial (Peskwanza), uma iniciativa do Estado angolano que teve como objectivo a captura, transformação, conservação, congelação e distribuição, tendo operado com 17 embarcações com uma capacidade de 150 a 250 toneladas de mariscos, crustáceos e pescado e uma cadeia de frio com uma capacidade de 300 toneladas/dia.

A ministra das Pescas e do Mar, Maria Antonieta Baptista, afirmou em Maio passado que aquela empresa estatal está em falência técnica, processo de decadência que se iniciou no ano 2000 por razões que não mencionou. (Macauhub)