Ambiente

Os incríveis anfíbios transparentes

A Perereca de vidro (Cochranella euknemos) pertence à família Centronelidae e é um animal conhecido principalmente por possuir parte da pele do abdómen quase totalmente transparente, que nos permite ver dentro de seu pequeno corpo. Estes animais são vulgarmente designados como anfíbios transparentes ou anfíbios de vidro.

Medindo cerca de 5 centímetros de comprimento, estes animais se alimentam de pequenos insetos, larvas, aracnídeos e por vezes podem comer seus próprios filhotes quando o alimento é escasso. Eles vivem a maior parte do tempo em árvores e arbustos ao longo de córregos, rios e riachos.

ESPÉCIE BRASILEIRA

Uma espécie de perereca transparente (Hyalinobatrachium crurifasciatum) foi encontrada no Brasil há pouco tempo (ver última imagem), mas já corre risco de extinção. Uma reportagem da Info Abril revelou que o animal descoberto na Amazónia é menor que outras espécies espalhadas pelo mundo, possuindo apenas três centímetros de comprimento. O animal foi descoberto pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

O risco de extinção do animal aumentou porque a perereca transparente vive em florestas nativas, às margens de pequenos igarapés, tipo de curso d’água muito comum na Amazónia e constantemente desmatado de forma ilegal para fins agropecuários.

fonte

Artigos relacionados