Biblos

SUGESTÃO DE LEITURA

História da Cartografia Portuguesa

Este livro abre uma nova época nos estudos da História da Cartografia Portuguesa. Revisitando um conhecido universo de fontes cartográficas, o da representação do País e dos vários territórios tocados pela expansão portuguesa entre os séculos XV e XVII, esta é uma obra de geógrafos, que procura apresentar uma visão menos nacionalista do que a proposta pela historiografia tradicional.

Os estudos sobre a evolução da Cartografia portuguesa até ao século XVII repartem-se por quatro períodos. O primeiro define-se por referências escassas que permitem reconstituir a actividade dos cartógrafos durante os séculos XIV e XV. O segundo corresponde aos mapas do século XVI, analisados com base em colecções ou em exemplares únicos, em torno de famílias de cartógrafos. Mas se muitos são os trabalhos sobre estas primeiras representações de espaços extra europeus, já para o terceiro período, entre 1580 e 1640, existe pouca bibliografia. Um lapso que razões políticas e ideológicas podem explicar: a historiografia tem esse tempo conotado com uma compulsiva decadência, atribuída à actividade de cartógrafos portugueses no império espanhol.

Verificamos a pouca veracidade dessa hipótese. Quanto ao último período, entre 1640 e 1668, é tempo de guerra, quando as características da Cartografia portuguesa se ligam às necessidades militares e à importação de técnicos estrangeiros. Os cerca de dois séculos aqui em análise correspondem não apenas às primeiras etapas mas a uma fase de apogeu da Cartografia portuguesa, que terá continuidade nos mapas de reconhecimento do interior da América do Sul, no século XVIII, e do continente africano e do território metropolitano, a partir de meados do século XIX.

mais detalhes