Ambiente

Estes Pescadores da Índia Transformam o Plástico Encontrado nos Oceanos em Estradas

Em Kollam, na Índia, Kadalamma significa a Mãe dos Mares, e é assim que Xavier Peter se refere ao Mar Arábico. A sua mãe pode até ter-lhe dado a vida, mas Kadalamma deu-lhe um propósito, um meio de subsistência. Kadalamma soube cuidar dele, oferecendo-lhe peixe suficiente para alimentar a sua família e vender no mercado. Por três vezes protegeu-o da ameaça dos ciclones e uma outra de um tsunami.

Há mais de três décadas que Xavier é pescador nas águas do sudoeste da Índia, tendo dedicado toda a sua vida adulta à pesca de camarão e peixe com redes de arrasto. Todavia, ultimamente, sempre que recolhe as suas redes, encontra mais plástico do que peixe.

“Com todo este plástico preso nas redes, puxá-las para fora requer o dobro do esforço”, diz-nos Xavier. “É um pouco como tentar tirar água de um poço enquanto o balde parece estar a ser misteriosamente a ser puxado para baixo.”

De seguida, Xavier e a sua equipa, composta por seis pessoas, passam várias horas a separar o peixe do lixo que veio agarrado às redes.

Para Xavier, este é um sinal de que Kadalamma está doente, e a culpa é dele e da sua comunidade. “É o maior fracasso da Índia”, afirma.

continue a ler aqui