Pescas

ANGOLA

Exploração dos recursos pesqueiros no país é pouco sustentável

A exploração dos recursos pesqueiros no país continua a ser feita de forma pouco sustentável, facto que pode comprometer a duração dos produtos dos mares e rios.

 

A constatação é do especialista em ecologia dos sistemas aquáticos João Lara Macuva Hotalala, em declarações à ANGOP, ao admitir que a actividade piscatória, no país, é ainda insuficiente em termos de sustentabilidade.

Explicou que qualquer exploração sustentável dos recursos pesqueiros assenta, fundamentalmente, na investigação científica do potencial evolutivo e de risco das espécies, o que não se observa em Angola.

Embora reconheça o trabalho de controlo que tem sido feito, para determinar as épocas de captura do pescado e as espécies, João Hotalala é de opinião que o ministério das Pescas e do Mar aposte mais na componente investigativa.

Para ele, a investigação vai permitir criar bases de dados da fauna parasitológica dos recursos pesqueiros e estimar a idade e as etapas de crescimento destes mesmos recursos para melhor serem explorados.

“Angola é dos paises mais ricos em recursos pesqueiros no continente, mas se a exploração não respeitar principios básicos da sustentabilidade corremos o risco sério de perdemos tais recursos a médio prazo”, alertou.

fonte