Angola

ANGOLA

Operadores do sector piscatório beneficiam de subvenção aos combustíveis

A Ministra das Pescas e do Mar, Maria Antonieta Baptista, anunciou, no município da Baía Farta, estar na iminência a implementação da subvenção dos combustíveis aos operadores do sector piscatório, de forma a incentivar-se o aumento da produção.

Segundo a governante, que falava à imprensa no término de uma visita a várias infra-estruturas do sector nos municípios de Benguela e da Baía Farta, encontrou empresas que dizem consumir de dois mil a 10 mil litros de gasóleo/dia, o que reflecte um grande esforço financeiro no domínio energético.

Por esse motivo, perspectivou para o curto prazo (ainda este mês ou princípio de Abril) a implementação do processo de subvenção aos combustíveis, de forma a minimizar o elevado custo dos empresários nesse domínio.

Admitiu ter encontrado empresas que estão a fazer investimentos avultados no sector, como uma que instalou uma unidade de produção de farinha de peixe sem antes consultar o ministério de tutela.

“ Numa altura destas, cria algumas dificuldades, uma vez que são necessários cinco quilos de peixe para a produção de cada quilograma de farinha de peixe e nós temos que racionalizar os recursos”, disse.

mais detalhes