Angola

ANGOLA

Redução de taxas potencia exportações

O ministro dos Transportes, Ricardo de Abreu, afirmou, em Luanda, que as medidas de simplificação e redução das taxas, agora aprovadas, no quadro das modalidades de gestão da repartição de carga marítima no tráfego de e para Angola, visam potenciar as exportações do país.

O titular da pasta dos Transportes falava à imprensa, à margem da reunião da Comissão Económica do Conselho de Ministros que aprovou o decreto sobre a Simplificação e Redução das Taxas de Carga Marítima.

Em termos práticos, disse o governante, passa a existir uma redução dos custos à volta de 50 por cento a nível de todos os custos relacionados com importação de cargas, certificação de embarques e eventuais emolumentos a serem pagos na importação de bens ou mercadorias.

Para o governante, o impacto é assegurar a promoção das exportações e este esforço de se promover a competitividade dos produtos nacionais permite que haja outras condições a nível dos produtores nacionais.

“É um impacto que se dá quer ao país, quer para o lado externo. Nos cingimos ainda às matérias de transporte marítimo, pois que 90 por cento da nossa carga importada vem por mar”, referiu o ministro.

Ricardo de Abreu salientou que a ideia base é a da simplificação e a redução dos custos na economia nacional e naqueles sectores que tenham uma contribuição significativa.

fonte