EDUCARE

PORTO DE LEIXÕES, PORTUGAL

Plano de Formação da APDL para 2019 continua a apostar nos PALOP

Os planos de formação levados a cabo pela APDL têm impacto relevante nos portos dos PALOP´s, sendo várias as iniciativas de formação desenvolvidas pela empresa em vários portos internacionais, para além da participação de formandos desses portos no Centro de Formação da APDL, com destaque para os portos de Angola, Cabo Verde e S. Tomé e Príncipe.

De referir que estes países contam já com 1179 participações, ministrada tanto no Centro de Formação, como localmente.

Algumas destas iniciativas foram concebidas à medida, por solicitação desses portos, casos dos cursos de Concessões Portuárias e de Gestão Portuária, entre vários outros.

O plano de formação para 2019, que já está disponível e pode ser consultado aqui, dá particular destaque a toda a formação certificada a desenvolver no setor da Operação e Segurança Marítima, incluindo a marítimo-turística, nos portos de Leixões, Douro e Viana do Castelo e na Via Navegável do Douro. Para tanto, é determinante a recente instalação de um Full Mission Bridge Simulator de manobra, com capacidade para ministrar treino e formação na operação com navios, rebocadores e VTS (Vessel Traffic Service).

Com a disponibilização deste novo equipamento, que deverá estar pronto a funcionar no segundo trimestre do ano, a região norte do País fica dotada de uma oferta formativa até agora inexistente e que, para além daqueles setores, pode também abranger outros potenciais interessados, designadamente, do setor da pesca, marinha mercante, empresas de rebocadores, entre outros.

Neste domínio, estão já programadas as ações de formação sobre “Técnicas de Resgate e Sobrevivência no Mar”, “Operação Radar” e “Técnicas de Manobra com Grandes Navios”.

Este é um desafio audacioso mas determinante para uma região onde a aposta no desenvolvimento do setor marítimo-portuário e turístico é fundamental para a economia local e nacional.