Ambiente

Toyota vai construir embarcação de pesca a hidrogénio

A empresa japonesa Toyota projecta construir, em colaboração com a Japan Fisheries Research and Education Agency (FRA), uma embarcação de pesca movida a hidrogénio, com zero emissões de CO2, segundo o Safety4Sea.

 

A FRA começará a projectar o navio em 2019 para realizar testes de mar em 2022, com o objectivo de o comercializar, contribuindo assim para limitar as emissões de CO2. A embarcação em questão, um protótipo de 19 toneladas, será usada para a pesca de atum nas ilhas de Goto, em Nagasaki, no Japão.

 

O hidrogénio, derivado de água doce, poderá tornar a indústria pesqueira mais estável. A única desvantagem são os elevados custos de produção do hidrogénio. Pelo que o Japão, para mitigar tais custos, pretende aumentar o número de instalações de fornecimento de hidrogénio, como estações de hidrogénio, até 2030 e reduzir o custo do combustível de hidrogénio em cerca de um quinto do preço actual até 2050.

 

Note-se que este é um dos países que tem avançado na redução das emissões de Gases de Efeito de Estufa (GEE), tendo diminuído 26% em relação ao nível de 2013, incluindo uma redução de 15% nos navios.

fonte