Angola

ANGOLA

Cāmara de despachantes apoia sistema aduaneiro Asycuda

O Presidente da Câmara dos Despachantes Oficiais de Angola, Pedro Bequengue, manifestou-se satisfeito pelo lançamento em Cabinda do novo sistema automatizado de processamento de dados aduaneiros, denominado "Asycuda World".

 

O referido sistema, que auxilia o processo de desalfandegamento de mercadorias, já funciona nas regiões tributárias do Lobito e Luanda.

Parabenizou os beneficiários do programa Asycuda, por permitir agora maior celeridade no processo de desembaraço aduaneiro, redução no tempo, redução de custos relacionados à disposição em tempo real de dados estatísticos sobre o comércio externo, maior controlo das isenções fiscais, integração e cruzamento das informações entre as diversas instituições que integram a cadeia de logística de importação e exportação.

Na cerimónia de lançamento, director nacional dos serviços aduaneiros, Celestino Culecalala, referiu a importância da adesão a este sistema, porquanto as ameaças e riscos associados tornam imprescindível a adoptação de estruturas operacionais, capazes de garantir e responderem de modo célere e eficaz a demanda do mercado, como também adequar-se ao novo paradigma internacional.

O sistema Asycuda World começou a ser implementado na quarta região tributária, nas estâncias terrestres, aéreas e marítimas de Luanda.