FUTURO

NYK lança projecto de construção de navio de «emissões zero» para transporte de viaturas

O armador japonês NYK Line lançou um projecto conceptual com vista à futura materialização de uma embarcação de emissão zero desenhada especialmente para transportar viaturas, intitulada de NYK Super Eco Ship 2050.

Esta iniciativa, desenvolvida em parceria com as entidades finlandesas MTI e a Elomatic, arrancou com o design do futuro modelo, apelidado de Super Eco Ship 2050. O conceito de transporte de camiões e veículos ligeiros prevê a alimentação da embarcação através de hidrogénio solar produzido a partir de fontes de energia renováveis, assim resultando em zero emissões de CO2.

Além de utilizar fontes de energia renováveis, a quantidade de energia necessária para a actuação do modelo NYK Super Eco Ship 2050 seria reduzida em cerca de 70% através da optimização do casco por meio de um projecto dinâmico e matemático que utiliza materiais leves para constituir a super-estrutura.

Utilizará ainda estabilizadores de giroscópio e lubrificação do ar do fundo do casco. As hélices convencionais seriam substituídas por equipamentos que mimetizam os movimentos dos golfinhos. A manutenção será gerida através do recurso à tecnologia de ponta apelidada de «gémeo digital», já analisada pela Revista Cargo.

A NYK frisou ainda que tem como meta futura uma redução de 30% nas emissões de gases de efeito estufa (GEE) em 2030 em comparação com 2015 e 50% até 2050 em uma base de toneladas por quilómetro.

Veja aqui o vídeo do NYK Super Eco Ship 2050: