Brasil

ITAJAÍ, BRASIL

Acordo com BADESC permite expansão portuária

O Município de Itajaí deu mais um passo para a ampliação e modernização do Porto O acordo firmado com a Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina S.A. (BADESC) permitirá ao Porto a ampliação de sua Zona Primária, área utilizada para armazenamento, cargas e descarga dos contêineres, com desapropriações para anexar o Centro Alfandegário.

A expansão será viabilizada com os recursos do BADESC na ordem de R$ 21.339.573,00 para regularizar a área do Centro Integrado de Saúde (CIS) pertencente ao Porto de Itajaí. Mesmo municipalizado, as áreas portuárias pertencem à União.

Com o recurso, o Município de Itajaí adquirirá o terreno para repassar esse valor à autoridade portuária e permitir a expansão da área portuária. O contrato foi assinado entre o prefeito Volnei Morastoni e o Diretor Presidente do BADESC, Justiniano Pedroso.

“A partir de agora o terreno do CIS vem para o patrimônio do município. Já os recursos para o Porto, sabemos que irão para o que realmente necessita”, avalia o prefeito. “Estamos executando grandes realizações e acredito que a população irá reconhecer”, conclui Volnei.

No ato de assinatura, o Superintendente do Porto de Itajaí, Engº Marcelo Werner Salles apresentou o plano estratégico de expansão portuária em Itajaí. Para desapropriar as áreas próximas aos berços de atracação, a autarquia montou um plano de venda de áreas não operacionais, como é o caso do terreno do CIS.

O próximo passo é a vendo do Centro Comercial Portuário (CCP), área conhecida como Vila da Regata, para a melhor exploração turística da área e financiar novas desapropriações.

Com os investimentos, a zona primária do Porto de Itajaí passará para 308 mil m², “A expansão nos iguala aos nossos concorrentes diretos e garantimos empregos e receita. O objetivo principal é manter o porto assegurado em nossa atividade”, avalia Marcelo Werner Salles.

O Presidente Executivo do BADESC classificou o acordo como inédito e uma quebra de paradigmas burocráticos. Para Justiniano Pedroso, a empresa pública é “um órgão fomentador da economia catarinense e não poderia deixar de fazer parte dessa parceria entre o estado de Santa Catarina, Itajaí e a União”.

Os R$ 21.339.573,00 chegam na próxima semana para a Prefeitura de Itajaí que repassará o montante para o Porto de Itajaí. A quantia quita o valor do terreno no bairro São Vicente onde foi construído o Centro Integrado de Saúde, pertencente à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) da União.