Brasil

BAHIA, BRASIL

Codeba prepara-se para receber sistema logístico nacional

A Codeba vai implantar no Porto de Aratu-Candeias o projeto Cadeia Logística Portuária Inteligente, do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, que prevê o aumento da eficiência dos portos públicos do Brasil. A princípio foram escolhidos 12 portos, onde o projeto será implantado, aumentando, por meio da tecnologia, o desenvolvimento desses terminais portuários.

Criado pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), em parceria com o Laboratório de Transportes e Logística da Universidade Federal de Santa Catarina (Labtrans/UFSC), o projeto possuí um sistema da informação denominado PortoLog, que permite o gerenciamento do tráfego de caminhões no porto, dando mais segurança e celeridade as operações.

Como forma de sensibilizar os operadores do Porto de Aratu-Candeias quanto a importância da implantação desse sistema, uma equipe técnica do Labtrans esteve na Codeba para mostrar como funciona a Cadeia Logística. “O PortoLog permite o gerenciamento do tráfego de caminhões que acessam o terminal portuário, de modo que é possível rastreá-lo desde a sua origem até o seu porto de destino, facilitando a programação dos recursos para agilizar as operações”, detalhou a engenheira civil Tatiana Oliveira, uma das instrutoras do LabTrans.

De acordo com Pedro Viana, gerente do Porto de Aratu-Candeias, o PortoLog resolverá o problema de filas em torno do terminal portuário. “O sistema vai contribuir para melhorar o nosso fluxo, já que as datas e horários de atracação dos navios passarão a ser sincronizados com o acesso dos caminhões”, explicou o gerente.