Moçambique

MOÇAMBIQUE

Transporte ferroviário crescerá mais do dobro em 2019

O nível de crescimento do transporte ferroviário vai registar um crescimento na ordem de 15,6% em 2019, contra 7 por cento da previsão de 2018.

O transporte ferroviário de passageiro e de carga deverá crescer mais do dobro em 2019, comparativamente ao presente exercício económico, segundo projecções do Ministério dos Transportes e Comunicações (MTC), a que "O País" teve acesso.

Este incremento ficará a dever-se ao fluxo de mercadorias em trânsito, com a aquisição de uma centena de vagões de carga, contribuindo para a redução dos camiões de carga na Estrada Nacional Número (EN4), e a consolidação do projecto Metro-Bus, no sistema ferroviário

Sul, bem como as importações e exportações dos países do interland.

Já no transporte rodoviário, estima-se um crescimento do volume de produção de 7,5%, com impacto dos novos autocarros e restruturação do sistema integrado, bem com a entrada em vigor da agência metropolitana que irá coordenar o desenvolvimento do transporte público de passageiros na área metropolitana do Maputo.

No sector do transporte aéreo, o MTC estima um crescimento de 5,6%, estimulado pelo aumento do tráfego aéreo doméstico e regional, a certificação dos aeroportos no âmbito da liberalização do espaço aéreo e a entrada de novos operadores, sem descurar da melhoria da exigência, disciplina e rigor operacional na qualidade de serviços a bordo e em terra.

Refira-se, que sector da aviação civil em Moçambique, que se encontra em processo de liberalização, irá contar a partir do final de Agosto com novas regras de concorrência, no âmbito de legislação recentemente aprovada pelo governo.

fonte