Brasil

Brasil deve contemplar «integração logística entre portos», defende especialista em Direito Marítimo

A Codesp e o prefeito de Santos mostraram-se a favor da descentralização dos portos brasileiros – uma solução transformadora que foi analisada na Fiesp, em São Paulo, durante um encontro que teve como objectivo debater o tópico da descentralização do sistema portuário brasileiro.

 

Opinando sobre esta possibilidade, Gerson Ramos (na foto), especialista em Direito Marítimo, preferiu centrar as prioridades estratégicas do Brasil em termos portuários na «integração logística» do sistema portuário, acabando mesmo por considerar que os efeitos da descentralização poderão não ser assim tão positivos.

Gerson Ramos prefere contemplar «integração logística entre portos»…

«Talvez fosse oportuno abordar o tema da integração logística entre os portos, definindo as vocações de hub e feeder, coisas que somente em uma administração estratégica pode ser planeado», comentou Gerson Ramos, na sequência da notícia adiantada pela publicação brasileira ‘Portos e Navios’.

«A mera descentralização, sob a óptica logística, poderá ocasionar um efeito similar ao princípio da consunção, causando um injusto desequilíbrio na oferta de serviços da área portuária», explicou ainda o especialista em Direito Marítimo, através de uma análise feita na rede social ‘LinkedIn’.

fonte