Notícias

APM Terminals introduz drones nas suas operações no Chile

A APM Terminals, braço da Maersk na gestão de terminais, está a introduzir drones para melhorar a eficiência e segurança nas suas operações em San Antonio e Santiago, no Chile.

 

O operador é o primeiro a implementar este tipo de solução nos seus terminais e conta com um drone no terminal de Santiago e dois em San Antonio, isto depois de ter iniciado os testes desta solução no ano de 2016, através de filmagens da operação, monitorização dos fluxo de tráfego, controlo da eficiência das pilhas de contentores e observação de comportamentos de risco.

Perspectiva aérea é vantagem para os supervisores de segurança

A APM acredita que esta solução poderá complementar o papel de alguns supervisores de segurança no solo, uma vez que a perspectiva aérea é mais útil e permite que os responsáveis de segurança possam concentrar-se nas suas tarefas nas oficinas e em áreas com menor tráfego de maquinaria.

O operador destaca ainda que todos os visitantes dos terminais são previamente avisados e devem aceitar as políticas de segurança, que descrevem detalhadamente as regras em vigor, bem como alertam para a presença deste tipo de equipamento de vigilância.

APM Terminals adopta solução com exemplo que vem das minas

Para além da tarefa de supervisão, os drones poderão desempenhar também tarefas com maior risco, tais como inspecções de telhados e pórticos algo que, o Director para a América Latina da APM Terminals, Hector Espinoza, descobriu ser completamente visível da perspectiva de «um pássaro».

«Os nossos supervisores de segurança têm a responsabilidade de manter seguras as pessoas e as actividades nas nossas instalações, mas ao fazerem o seu trabalho ao lado de pilhas de contentores, camiões e outras máquinas, estão eles próprios expostos aos mais variados riscos. Eu sabia que o sector das minas estava a ter sucesso na utilização de drones como medida de segurança, decidimos então começar a testar».

fonte