Brasil

BRASIL

Codesp Anuncia Ampliação de Calado para o Porto de Santos

O director-presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), José Alex Oliva, anunciou durante workshop técnico realizado na sede paulistana do Iate Clube de Santos, um aumento de 30 centímetros para o calado operacional máximo do canal de navegação do Porto de Santos. Após o anúncio, foi assinada a autorização para a prática do novo calado.

A medida, que garantiu a ampliação das condições de navegabilidade às embarcações, é decorrente de iniciativa do presidente da estatal que, após trabalho conjunto que abrangeu estudos apresentados pela Praticagem de Santos e referendados pela Autoridade Marítima, promoveu o aumento da cota de calado para 13,50 metros na baixa-mar e de 14,50 metros na preamar, sem quaisquer ônus adicional de serviços de dragagem para aprofundamento.

O anúncio, que contou com a presença de autoridades do setor, destacando-se o capitão de mar e guerra Daniel Américo Rosa Menezes, além de representantes da Praticagem, terminais portuários e da imprensa, foi bem recebido pela comunidade que se demonstrou satisfeita com os resultados previstos.

O presidente da Docas explicou que a medida representará um potencial aumento na capacidade de atendimento do Porto de Santos de até 10 por cento, promovido pelo ganho operacional. Cada centímetro de calado representa 100 toneladas por navio, algo equivalente a 8 contêineres com 12,5 toneladas. Considerando-se a estimativa de atracação no Porto de Santos, cada centímetro a mais de calado corresponde a US$ 14,5 milhões ao ano.

A aplicação da medida é garantida pela manutenção da profundidade em 15 metros e pela tecnologia de monitoramento das condições necessárias à navegação com segurança.