Biblos

ALMA DE PORTUÁRIO

Livro regista a História do Porto de Vitória, no Brasil

A História do Porto de Vitória e o desenvolvimento da atividade portuária na costa capixaba são temas do livro Alma de Portuário, uma publicação da Companhia Docas do Espírito Santo (CODESA). A edição com 1.000 exemplares ficou pronta e ainda não tem data de lançamento. Com 300 páginas e inúmeras fotos (algumas preciosidades), a obra foi escrita pelo funcionário da CODESA, jornalista e escritor José Carlos Mattedi.

Foram dois anos de pesquisas no acervo do Porto de Vitória. Dividido em seis capítulos, o livro destaca sobretudo os últimos 25 anos (1990-2015), quando o porto passou por importantes mudanças. "A obra atende ao desejo de funcionários da CODESA em manter viva sua memória e sua alma portuária, ancoradas em um rico patrimônio histórico-cultural", sublinha Mattedi, lotado na Coordenação de Comunicação do Porto de Vitória.

O prefácio é da historiadora-doutora pela Universidade de São Paulo (USP), Maria da Penha Smarzaro Siqueira, autora de dois livros sobre o Porto de Vitória. O projeto gráfico é de Rafael Teixeira da Silva, sob a direção da Coordenação de Marketing da CODESA.