EDUCARE

PORTO DE SANTOS, BRASIL

Controladores de tráfego marítimo concluem treinamento de VTS

A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) promoveu o treinamento de uma equipe de controladores de tráfego marítimo no curso de operador de Serviço de Tráfego de Embarcações (VTS – Vessel Traffic Service), realizado pela fundação Homem do Mar (FHM), no Centro de Simulação Aquaviária (CSA), no Rio de Janeiro. O CSA está preparado com tecnologia de ponta para capacitar os operadores que vão atuar nos sistemas de controle de tráfego de embarcações nos portos do País e conta com a estrutura de modernos equipamentos para fazer a simulação integrada de operações dos navios com a nova ferramenta de controle nos portos, o Sistema de Gerenciamento e Informação do Tráfego de Embarcações (VTMIS, sigla em inglês de Vessel Traffic Management Information System).

A primeira turma da Codesp formada no Centro reuniu os controladores de tráfego marítimo Maurício Oshiro, Fernando Nadais, Henrique Garcia, além do gestor do VTMIS do Porto de Santos, Marcelo Villas Boas, que planeja mais dois cursos para os controladores do sistema.

O gestor destacou que a estrutura e o nível de preparo do pessoal da FHM impressionaram a todos. “Toda a parte de simulação é, de fato, o estado da arte. Não imaginávamos encontrar no Brasil um material dessa qualidade”, afirmou Villas Boas. O curso abordou inclusive simulação de manobra de entrada no porto com navio de 366 metros de comprimento. Atualmente, o porto opera com “navios tipo” de 336 metros de comprimento, mas já recebeu embarcações de 340 metros. Recentemente, a Universidade de São Paulo (USP) apresentou trabalho com foco na manobrabilidade de navios de 366m e interação hidrodinâmica, incluindo a avaliação de cenários econômicos, considerando-se projeção de demandas de cargas e da frota a atender, analisada sob o aspecto de custo-benefício.