Moçambique

Parque Nacional do Bazaruto foi primeira área de conservação marinha de Moçambique

Localizado na província de Inhambane, na costa dos distritos de Vilanculos e Inhassoro, o Parque Nacional do Bazaruto engloba uma extensa parte marinha e as cinco ilhas do arquipélago, ocupando uma área de 1.583 km2.

É um dos primeiros parques moçambicano marinho e estabelecido para proteger espécies de fauna marinha, nomeadamente Dugongos, Tartarugas marinhas e Golfinhos. É considerado um dos melhores lugares para praticar mergulho em toda a África Austral; designa-se parque nacional do arquipélago de Bazaruto.

O Parque Nacional do Bazaruto foi a primeira área de conservação marinha de Moçambique. O arquipélago reveste-se de uma grande importância ecológica, por actualmente albergar a maior população de dugongos existentes na costa oeste do Oceano Indico.

A sua admirável diversidade marinha inclui também espécies como a tartaruga marinha, manta raia, tubarão, baleia, golfinho, entre outras. No Parque podem encontrar-se mais de 180 espécies de aves, algumas muito raras.

Quem mergulha nas suas águas azul-turquesa, pode observar a beleza dos seus corais e o rico ecossistema que se move à sua volta. No interior das suas florestas encontram-se lagoas de água salgada, onde se reúnem os flamingos.

fonte